segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Somos Mentirosos Natos

Abaixo segue o texto da amiga Carmem Marina Sande com o link do site aonde podemos ver todo o material, que realmente é muito interessante e um tema a ser pensado e debatido. Obrigada Carmem pela colaboração.

No dia 1º de abril ,chamado de Dia Oficial da Mentira , ouvi que no resultado de uma pesquisa , concluiram que nós , seres humanos , costumamos mentir 200 vezes ao dia . Parece um número exagerado , mas se refletirmos com calma , veremos que essa afirmação faz sentido .Um bom exemplo disso é o personagem vivido na TV Globo por Luís Fernando Guimarães , que por só dizer a verdade , está sempre metido em situações complicadas , envolvendo também quem está à sua volta .
Realmente a sinceridade levada ao extremo torna o convívio social inviável . Lembro de minha mãe comentando sobre uma pessoa das nossas relações que se dizia autêntica e falava o que pensava sem medir as conseqüências . Mamãe classificava a autenticidade como grosseria e falta de educação . O que quase prova que a mentira é politicamente correta . Nós , que trabalhamos com a psicologia , temos que assumir nossa responsabilidade , por fornecermos as armas com que a publicidade , por exemplo , leva os consumidores a compras não desejadas sem se darem conta disso . Não deixa de ser uma forma mentirosa de enganar o público . Usamos esse recurso para iludir , também , a nós mesmos .

Essa é uma das partes mais interessantes desse texto que lhes trago . Chama a atenção para como somos trapaceiros e temos como principal vítima , a nós mesmos ! Mas como o pobre Pinóquio , que era denunciado pelo crescimento de seu nariz , quando mentia , nós , também , podemos ser traídos por algumas demonstrações do nosso corpo , como tremor, suor , rubor das faces ou palidez .Mas isso não parece o suficiente para nos inibir . São conhecidas as tentativas dos freqüentadores de SPAs para burlarem as normas e conseguir comida e doces . Pagam verdadeira fortuna para perder peso e oferecem gorjetas aos empregados para conseguir chocolate ou um pedaço de pizza . Isso quando não tentam contrabandear leite condensado nos frascos de shampoo e condicionador ! Estão ludibriando a si próprios . Ou os que dizem que pararam de fumar e fumam escondido . E os que fazem dieta durante o dia e atacam a geladeira na calada da noite .

Mas no texto abaixo vamos descobrir que a mentira e a dissimulação não são recursos usados apenas pelos seres humanos , elas são fontes de sobrevivência para várias espécies na Natureza . O camaleão , que se camufla para ser confundido com o meio ambiente , e assim iludir seus predadores , é um bom exemplo disso . Esse texto é embasado em pesquisas científicas feitas em várias Universidades e se utiliza das descobertas mais atuais da Neurociência .
Carmen Marina Sande

Um comentário:

Edson Marques disse...

Que bom que você gostou do meu poema MUDE.


Mas você, por engano, diz que é de Clarice LIspector.

Não é.

Livro Mude já publicado pela Pandabooks,além de ter sido gravado no CD Filtro Solar de Pedro Bial. Se puder,veja também o vídeo. E o registro do poema em meu nome na Biblioteca Nacional.



Abraços,

www.Mude.blogspot.com