ADOREI as dicas de organização do blog Chega de Bagunça,
Você já sabe que deve
dar um "lar" para tudo em sua casa, e que usar o gravador ou correio de
voz do celular como lembrete para as tarefas. Descubra ou relembre mais
algumas dicas dos organizadores profissionais para melhorar sua
organização e ter mais eficiência nas tarefas e no dia a dia.
1. Tudo deve ter uma casaTudo em sua casa ou
escritório deve ter uma casa, um lugar adequado onde cada objeto é
mantido normalmente. Alguns itens que você usa todos os dias, devem ter
fácil acesso ou ficarem próximos da vista. Outros itens, como decorações
de Natal ou roupas de outras estações podem ser armazenados em um local
de não tão fácil acesso. Quando se tira um objeto de sua "casa", ele
pode ser facilmente perdido, causando estresse e frustração. A
desorganização acontece naturalmente quando os itens não são mantidos
e/ou não voltam para suas casas.
2. Diga não Você não tem que dizer sim a cada pedido de
ajuda. Deixe espaço na agenda da semana para resolver problemas
inesperados. Se não houver disponibilidade de tempo diga NÃO para
favores extras.
3. Abra sua correspondência perto da lixeira Não deixe
sua correspondência sobre sua mesa ou escrivaninha onde é bem possível
que ela fique acumulada. Abra sempre perto da lixeira, e livre-se de
toda papelada desnecessária.
4. Prepare-se na noite anterior Pare de perder tempo
correndo freneticamente pela manhã como uma pessoa louca tentando fazer
de tudo para chegar ao trabalho a tempo. Faça o que puder para se
preparar na noite anterior. Deixe a mesa do café pronta. Separe suas
roupas e a de seus filhos prontas. Use o timer da cafeteira, para fazer o
café automaticamente.
5. Jogue fora Itens que estão desatualizados,
desbotados, quebrados ou inutilizado muitas vezes podem ser objetos que
devem ser descartados. Se você não quer mais, e não conhece alguém que
queira, jogue fora (no lixo reciclável) hoje. Você estará liberando
espaço físico – e também sua mente!
6. Tenha uma caixa de memórias Quanto mais tempo você
vive, mais memórias você terá. Se você não tiver cuidado, poderá encher a
sua casa até o teto com suas memórias, e não terá espaço para mais
nada. Tenha uma ou duas caixas (pode ser de plástico) para armazenar
suas recordações. Logo o tempo determinará o que você realmente deseja
manter, e o que você pode viver sem. Quando estas caixas estiverem
cheias, a regra é livrar-se ou dar de presente itens fora de uso. Isto
irá garantir que apenas as recordações mais preciosas serão armazenadas
em sua caixa de memória.
7. Aplique a regra dos 50% Quando você faz sua mala de
roupas para uma viagem, coloque tudo o que você vai precisar em sua
cama, então devolva 50% ao seu armário. A maioria das pessoas acabam
carregando peso desnecessário. Pense que você poderá usar cada roupa
pelo menos duas vezes, especialmente se você misturar e combinar as
peças entre si.
8. Você acorda com as galinhas ou dorme com as corujas?Organizar
sua casa ou escritório precisa ser feito no seu pico de energia. É por
isso que você precisa saber o horário do dia que é mais produtivo. Se
você acorda com as galinhas o seu nível de energia é muito alto na parte
da manhã, esse é o melhor momento para você se livrar da bagunça. Se
você tem mais energia durante a noite, organize o que for preciso
durante esse tempo.
9. Tome nota Com a quantidade de coisas que você tem
que se lembrar por dia, a sua memórias pode falhar. Quando você quer
lembrar de algo, a melhor coisa a fazer é anotar. Então, quando você
precisa lembrar, vai estar lá anotado e disponível para você em um
instante.
10. Use a secretária eletrônica Se você esta no
escritório, e quer fazer algo quando chegar em casa, ligue para a
secretária eletrônica e deixe uma mensagem. Quando chegar em casa, você
vai ouvir a sua mensagem e lembre-se exatamente o que queria fazer.
11. Foco e um pouco de cada vez Ao invés de tentar
executar um projeto enorme, divida esse projeto em tarefas gerenciáveis.
Por exemplo, se você quer organizar as caixas em seu sótão, você pode
considerar organizar uma caixa por dia, até que tudo esteja completo.
12. Peça a alguém para lhe cobrar Conte para um amigo,
parente ou colega de trabalho que você pretende se organizar até
determinada data. Em seguida, basta pedir que essa pessoa cobre você de
vez enquando para ver se você fez isso. A motivação externa é muitas
vezes uma ajuda enorme.
13. Suborne-se
Faça algo que você ama fazer, apenas se você concluir suas tarefas. Se
você prometer a si mesmo que não vai assistir o seu programa favorito de
televisão, a menos que você organize algo por 15 minutos (uma gaveta,
uma pilha de papel, etc).
14. Não arquive contas pendentes Resista, não coloque
sua conta de luz em uma pasta, a sua conta do seguro do carro em outra
pasta e sua conta de telefone em outra. Todas as contas pendentes devem
estar juntos em uma pasta, para que você possa pagá-las sem ter que
procurar em 10 lugares diferentes para encontrá-las.
15. Realize multi-tarefasFaça duas coisa ao mesmo tempo
como ginástica ou andar de bicicleta ergométrica enquanto assiste ao
seu programa de televisão favorito. Faça alongamentos enquanto está na
espera ao telefone, espera a máquina de lavar ou secar desligar ou
espera concluir um download no computador.
16. Jogue contra o tempoas
crianças nunca vão aprender que devem fazer essas tarefas por conta
própria. Em vez de ajuntar brinquedos e roupas, use um temporizador e
programe 10 minutos para essas tarefas. Incentive as crianças a correr,
pegar suas coisas e colocá-las no lugar. Se as crianças cumprirem a
tarefa dentro do tempo, elas ganham pequenos prêmios, como um
chocolatinho depois do jantar, um passeio no parquinho de tarde, ou algo
mais divertido e atraente.
17. Tenha objetivos Talvez você queira fazer um
cruzeiro, ou aprender uma nova língua, ou plantar um jardim. Estabelecer
metas irá ajudá-lo a chegar lá. Escreva em cartões seus objetivo,
qualquer coisa que você queira realmente fazer. Então, organize os
cartões de modo que os objetivos que você mais deseja alcançar estejam
no topo, e as metas menos importante a seguir na lista. Em seguida,
escreva prazos e trace um cronograma para alcançar cada um deles.
18. Faça um pouco a cada dia
Em vez de limpar a sua casa ou escritório de uma só vez, limpe um pouco a
cada dia. Escreva em alguns cartões uma tarefa de limpeza. Por
exemplo: Cartão 1: Limpar o banheiro, Cartão 2: Lavar roupas, etc Então,
coloque todas as suas cartas em uma caixa, e sorteie uma a cada dia
(Essa será a sua tarefa de limpeza do dia). Não esqueça de escrever em
um dos cartões “Dia livre”. Certifique-se de manter os cartões que já
foram executados
fora da caixa, até que todas as cartas que você inseriu tenham sido
realizadas. Em seguida, basta começar de novo. Este sistema funciona
muito bem para as tarefas das crianças.
19. Tenha uma rota alternativa Sua rota original pelas
vias principais da cidade, pode não ser o percurso mais rápido. Atrasos
de trânsito acontecem por todos os tipos de razões: obras, acidentes,
tempo ruim, e assim por diante. Se você descobrir que não pode fazer sua
rota original, você terá que fazer uma rota alternativa. Conheça as
rotas alternativas, antes de deixar a sua casa ou escritório. Desta
forma, você será capaz de estar sempre no horário. Ouça as informações
de trânsito na rádio local quando estiver se vestindo ou quando entrar
no carro, e use a melhor rota a cada dia.
20. Se você acha que vai levar 5 minutos, programe 15.
Há muitas tarefas que levam apenas cinco minutos ou menos para serem
concluídas. Outras podem demorar mais, por exemplo, você pode pensar que
vai demora 5 minutos para verificar seu e-mail, mas muitas vezes, acaba
levando 15 minutos ou mais. Até ligar o computador, entrar no seu
e-mail, ler os e-mails, deletar o lixo eletrônico, responder o que for
necessário, pode demorar mais que os 5 minutos, muitas vezes, muito
mais.
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